09Abr.

Lanches para desportistas

Os lanches desempenham um papel importante numa alimentação saudável e equilibrada, principalmente na dos desportistas. A Bonduelle conta-lhe mais sobre estas pequenas refeições para desportistas.

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Para os desportistas, os lanches são fundamentais, pois permitem repor os hidratos de carbono que se armazenam nos músculos e que são consumidos durante o exercício. Depois de se realizar uma actividade desportiva extenuante, as reservas de hidratos de carbono dos músculos só são totalmente repostas passadas 20 horas, embora a sua recuperação seja mais rápida durante as duas primeiras horas posteriores ao exercício. Por isso, é importante ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono durante esse período. Além disso, consumir hidratos de carbono cerca de meia hora antes do exercício ajuda a melhorar o desempenho, manter os níveis de glicose no sangue e atrasar o cansaço.

Em linhas gerais, ingerir lanches variados ao longo do dia ajuda-nos a prevenir a fadiga e o esgotamento. Assim, escolhendo e combinando bem os alimentos, podemos obter mais força e vontade no momento de treinar, além de termos menos fome na altura das refeições principais. Uma recomendação básica dos profissionais é insistir no consumo de alimentos de origem vegetal, reduzindo o consumo de gorduras animais e o excesso de hidratos de carbono refinados, cujo valor nutricional é baixo.

Alguns lanches recomendados para desportistas são:

  • Sanduíche integral com tomate, abacate, cavala e espinafres frescos + fruta + 3 nozes.
  • Sanduíche integral com queijo fresco, tomate, orégãos e azeite + fruta + 1 punhado de passas.
  • ¾ de tigela de melão + 300 g de queijo fresco + 3 amêndoas.

Uma última recomendação é não esquecer a importância da água. A hidratação é fundamental para nos mantermos saudáveis.

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