13Abr.

O que devo comer depois de fazer desporto?

 

Quando o nosso corpo faz um exercício físico de intensidade, é alvo de uma elevada queima de glicose e uma alta exigência de todos os nutrientes de que dispõe.

Por este motivo, depois de fazermos desporto devemos ter muito em conta que tipo de alimentos devemos ingerir para recuperar todos os nutrientes que gastámos de modo a favorecer a recuperação muscular da melhor forma possível.


Os nossos músculos ficam exaustos após o intenso trabalho, e depois disso precisam de se nutrir do seu principal alimento, as proteínas. Portanto, devemos ingerir alimentos com um alto teor de proteínas que regenerem os nossos músculos. Um dos alimentos que mais nos pode ajudar nesta tarefa é o leite, pois além do seu alto teor de proteínas conta também com um alto grau de minerais e vitaminas.


Na recuperação, devemos também ter muito em conta o tempo que o nosso corpo demora a processar esses alimentos, pois há alimentos que o nosso corpo assimila imediatamente e outros que demora mais a processar. Entre os alimentos que o nosso organismo digere mais rapidamente encontra-se a banana. O seu alto teor de açúcar ajuda a repor as reservas do organismo e devolve-nos rapidamente a energia perdida. É por isso que é tão comum vermos desportistas de elite, como os jogadores de ténis, a comer bananas durante o jogo.


Outros bons recuperadores são a carne de peru, o atum ou o ovo. Estes alimentos têm um processo de absorção mais lento por parte do nosso organismo, mas são uma boa maneira de obter as proteínas com que o nosso corpo recupera. Neste grupo de alimentos encontram-se também as amêndoas, a melancia ou o húmus, que além de conterem proteínas adicionam também hidratos de carbono.


Estes conselhos evitam a falta de nutrientes e aceleram a recuperação muscular, obtendo efeitos muito positivos, pois é muito importante combinar bem a alimentação com o desporto de modo a maximizar os benefícios do exercício físico e melhorar a nossa condição física.