08Abr.

Que alimentos deve comer se praticar running habitualmente?

Procura uma dieta para runners? Se gosta de ir correr ao ar livre, tem de ler os nossos conselhos sobre o que comer para correr.

que-alimentos-deve-comer-se-praticar-running-habitualmente

O primeiro que deve saber é que uma boa alimentação não passa por se nutrir apenas através de um tipo de alimentos, sejam proteínas ou hidratos. O que queremos dizer é que a alimentação de um corredor e uma dieta saudável são exactamente o mesmo: uma alimentação saudável e equilibrada. Contudo, se formos runners devemos incluir um pouco mais de água e de hidratos de carbono, mas nunca devemos substituir as gorduras essenciais ou as proteínas. Não devemos esquecer que uma má alimentação não só piora o desempenho mas também pode provocar riscos para a saúde.

Dito isto, passemos à lista de alimentos que não podem faltar na sua alimentação se for corredor, os que convém reduzir e os que convém eliminar.

O que não pode faltar numa dieta para runners

  1. Cereais (massa, arroz, pão, cuscuz de trigo, aveia, painço, quinoa ou cevada). 
  2. Legumes e hortaliças.
  3. Leguminosas. 
  4. Frutos de todos os tipos, sejam frescos ou secos.
  5. Carne (e, dentro destas, prioritariamente as carnes brancas).
  6. Peixe (de preferência azul, pois tem ómega-3).

O que convém reduzir na alimentação do corredor

Atenção! Reduzir não é eliminar. Estes alimentos devem ser ingeridos com moderação mas não eliminados da dieta.

  1. Carnes vermelhas. De porco, vaca ou borrego, pois têm mais gordura.
  2. Peixe, lácteos e ovos.

O que não comer para correr

Trata-se de alimentos que pouco ou nenhum valor nutricional têm e que são prejudiciais para a saúde, a circulação, a saúde cardiovascular, etc.

  1. Bolos industriais.
  2. Bebidas açucaradas. 
  3. Álcool.

Leia o nosso artigo sobre alguns erros frequentes na alimentação, que convém saber, tenha ou não o hábito de correr.