12Jan.

Como evitar dores de barriga nas crianças?

É habitual, a dada altura, as crianças terem dores de barriga. A dor abdominal é aquela que se encontra na zona do estômago ou ventre, em qualquer parte entre o peito e a virilha. Contamos-lhe como evitar estas dores de barriga nas crianças.

como-evitar-dores-de-barriga-nas-criancas

A maior parte das vezes, a dor de barriga nas crianças acontece devido à prisão de ventre (não se esqueça de dar uma vista de olhos ao nosso artigo sobre a dieta contra a prisão de ventre infantil, gases, intolerância a determinados alimentos ou acidez. Em alguns casos, estas dores podem ser evitadas através de uma alimentação correcta. De qualquer maneira, se a dor persistir, é altamente recomendável consultar um pediatra para descartar outras complicações.

Orientações alimentares para evitar as dores de barriga

Algumas orientações alimentares podem ajudar a evitar as dores de barriga nas crianças. Mais abaixo contamos-lhe algumas delas.

Alguns dos alimentos que se deve evitar dar às crianças são:

- Cafeína

- Bebidas carbonatadas

- Alimentos fritos ou gordurosos

Pelo contrário, se quisermos que os nossos filhos não sofram dor de barriga, podemos tomar as seguintes medidas na sua alimentação:

- Dar-lhes muita fruta e legumes. Dê uma olhadela ao nosso artigo com ideias para que os seus filhos comam mais legumes.

- Dar-lhes de beber muita água diariamente, mesmo quando não pedirem. Se as crianças pedem água é porque têm realmente sensação de sede e isto significa que não estão a beber o suficiente.

- Consumir refeições pequenas com mais frequência. O ideal é dividir a alimentação do dia em 5 momentos: pequeno-almoço, reforço a meio da manhã, almoço, lanche e jantar.

- Incentivá-los a fazer exercício físico diariamente. As crianças devem brincar e mexer-se, e esta actividade é fundamental para evitar doenças como a obesidade infantil.

- Reduza-lhes os alimentos que provocam gases.

- Certifique-se de que as refeições são bem equilibradas e ricas em fibra.