18Fev.

Como reduzir o açúcar nas crianças?

Muitas crianças só querem comer doces, por isso, hoje a Bonduelle dá-lhe alguns conselhos para que as crianças reduzam a sua ingestão de açúcar.

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Deve-se salientar que o que distingue os “açúcares bons” dos “açúcares maus” é o seu índice glicémico (IG), isto é, o efeito que os alimentos têm no açúcar do sangue e nos níveis da hormona insulina. Assim, os “açúcares maus” são aqueles que elevam o açúcar do sangue e fazem com que o corpo o guarde, transformando-se em gorduras.

Pelo contrário, o “açúcar bom” provém de hidratos como os cereais integrais, leguminosas, vegetais, alguns frutos... E decompõe-se lentamente (quase gota a gota) até se tornar em glicose no sangue, evitando que o pâncreas se esforce em demasia para retirar os excessos.

Os alimentos de que as crianças gostam habitualmente (bolachas, bolos, guloseimas...) são excessivamente açucarados, o que não é nada recomendável para a alimentação dos mais novos – além de ser uma das principais causas de obesidade e de cáries nas crianças.

Para evitar a obesidade infantil e as cáries nas crianças, podemos seguir estas recomendações para reduzir a quantidade de “açúcares maus” no organismo dos nossos pequenos. Estas recomendações são:

Não é preciso eliminar completamente o açúcar, mas sim servi-lo em doses pequenas e controladas.

  • Dar às crianças água, sumos naturais ou leite, em vez de refrigerantes e bebidas açucaradas.
  • Ensinar às crianças os benefícios da fruta e legumes – recorra à ajuda dos nossos Super-Legumes) – e vá às compras com eles, evitando os corredores dos doces e passando pelos da fruta e legumes.
  • Relacionado com o anterior, é importante que a sobremesa seja fruta. Lembre-se de que devemos ingerir 5 peças de fruta ou legumes por dia.
  • Não usar os doces como recompensa pelo bom comportamento.

Dê uma olhadela ao nosso artigo com 5 ideias para que os seus filhos comam mais legumes, de modo a fazer com que as crianças desfrutem dos legumes.

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