07Jul.

A melhor salada: quais os alimentos básicos de uma salada completa?

As saladas são deliciosas e muito saudáveis, e em muitas ocasiões (principalmente no Verão) usamo-las como prato principal. Mas quais os alimentos básicos de uma salada completa? Damos-lhe alguns truques para fazer a melhor salada.

A melhor salada: quais os alimentos básicos de uma salada completa?

1. Vitaminas e antioxidantes

A base fundamental de qualquer salada são, como não podia deixar de ser, os legumes. São uma importantíssima fonte de vitaminas e antioxidantes, por isso uma salada completa deve ter legumes abundantes, principalmente de folha verde, tais como alface, rúcula, acelgas ou espinafre cru. Quanto maior for o número de cores, maior será a quantidade de vitaminas, por isso não tenha medo na altura de acrescentar: cebola, ervilhas, milho, cenoura, rebentos de soja, beterraba, tomate…

Também lhe lembramos de que pode acrescentar fruta à sua salada, como a maçã ou a laranja, proporcionando-lhe inúmeras vitaminas. E, finalmente, outra opção são os frutos vermelhos, perfeitos devido aos seus antioxidantes: morangos, cerejas, framboesas, mirtilos, amoras.

2. Hidratos de carbono

Outros dos alimentos básicos que não podem faltar numa salada completa são os hidratos de carbono, que nos trazem tanta energia. Pode acrescentar hidratos através de alguns legumes como o milho, as ervilhas, a beterraba ou a cenoura, e leguminosas como o feijão ou o grão.

Claro que a massa, a batata e o arroz são os ingredientes clássicos para incluir hidratos de carbono na sua salada.

3. Proteínas

O terceiro pilar em que assenta a melhor salada são as proteínas. Pode incluí-las com carnes como o atum, o salmão, o peru ou o frango; ou também o tofu, ovo ou uma mão-cheia de frutos secos.

Lembramos-lhe de que na página da Bonduelle pode aceder a todos os benefícios que cada um dos legumes lhe traz. Agora que já sabe os alimentos perfeitos que a sua salada perfeita deve incluir, dê uma olhadela às nossas receitas de legumes para ter ideias de saladas!