Corria o ano 1853 e dois amigos do norte de França, Louis-Antoine Bonduelle e Louis Lesaffre-Roussel, juntam-se para criar uma destilaria de álcool de cereais e zimbro. Se tivéssemos dito a estes dois homens que a aventura em que estavam a embarcar iria durar mais de cento e cinquenta anos e que o nome da Bonduelle seria famoso da Normandia até aos Urais, teriam acreditado? De certeza que não.
Comecemos pelo princípio.
Estamos em 1862, em Renescure, uma localidade francesa situada na fronteira entre o Norte e Pas-de-Calais. Renescure é o berço do negócio familiar onde os dois sócios compram uma quinta e algumas terras para criar uma destilaria de álcool de cereais e zimbro, um estábulo para o gado e uma fábrica de malte. Já em 1926, os irmãos Pierre e Benoît Bonduelle transformam um estábulo abandonado numa oficina de conservas e produzem 90 000 latas de ervilhas. Após a guerra, o negócio das conservas dos Bonduelle começa a ganhar muita popularidade. Tanta popularidade que lhes tiram as latas de conserva das mãos. Em 1947, chega a consagração: nasce a marca Bonduelle, uma marca que se afirma desde esse momento como pioneira na alimentação vegetal.
Estamos em 1989, na Dinamarca. As portas da Europa abriram-se às conservas Bonduelle, que seduzem cada vez mais países. Depois de chegar à Alemanha em 1969 e continuar em Itália, no Reino Unido, no Benelux e até Portugal, a Bonduelle não para de conquistar o continente até chegar à Dinamarca, em 1989. Entretanto, uma nova fábrica abre portas em Estrées-Mon (França) e a empresa investe numa nova área de negócio: os legumes congelados. Desde 1968, chegam a vender 300 toneladas de legumes congelados. Pioneira na Europa, a Bonduelle está na dianteira.
Estamos em 1998, na Bolsa de Paris. A Bonduelle começa a cotar na Bolsa de Valores. Continuando com a sua expansão geográfica, o grupo Bonduelle continua a inovar com novos êxitos de produtos: o milho, com duas cooperativas a produzir milho doce (Pau e Maïsador Co-ops) e os produtos frescos, com Salad Minute em 1997. Mas a família Bonduelle tem os pés assentes na terra e continua a atuar de acordo com os seus valores: integridade e ética, a proteção do meio ambiente e o bem-estar das populações. Este sólido compromisso traduz-se no estabelecimento de uma política de RSC forte e sustentável e na criação da Fundação Louis Bonduelle, em 2004.
A aventura continua com a Bonduelle Traiteur em 2003 e, mais tarde, com a Bonduelle North America em 2007. Sete gerações sucederam-se desde 1853. Ao longo de todos estes anos, a Bonduelle tem sabido conservar o seu espírito de negócio familiar, certificando-se sempre de que desenvolve uma visão a longo prazo, dando importância ao significado das suas ações (o bem-estar através de uma alimentação vegetal), atuando sempre de acordo com valores sólidos e fazendo com que os seus colaboradores sejam verdadeiros atores e embaixadores.
Esta aventura incrível está longe de chegar ao fim. Dia após dia, a Bonduelle assume novos desafios, imagina novos produtos e serviços para conservar o planeta, atuar em prol do bem-estar de todos e escrever as melhores páginas da sua história. O melhor ainda está para vir!