Embora à primeira vista parece difícil de acreditar, o pimento é o vegetal com mais alto teor de vitamina C, tendo também uma ação tonificante sobre o estômago.
É conhecido com o nome comúm de pimento ou pimentão, mas seu nome científico ou latim é Capsicum annuum. Pertence à família botânica das Solanaceae junto com o tomate, a batata e a beringela.
O pimento é originário da região da Bolivia e Peru, onde além de Capsicum annuum L. se cultivavam pelo menos quatro espécies. Foi trazido ao Velho Mundo por Colombo em sua primeira viagem (1943). No século XVI seu cultivo já estava expandido em toda a Espanha, desde esse momento se distribui para o resto da Europa e do mundo com a colaboração de Portugal.
A introdução na Europa teve um avance culinário, pois complementou e inclusive substituiu a outro tempero muito usado como a pimenta-preta (Piper nigrum L.), de grande importância comercial entre Oriente e Ocidente.
Variedades doces: são cultivadas em estufas. Eles têm grandes frutos para consumo natural e na indústria de conservas. Dentro das variedades de pimento doce existem três diferentes tipos de pimentos:
Variedades de sabor picante: muito cultivados na América do Sul, podem ser normalmente variedades de fruto longo e fino.
Variedades para a obtenção do pimentão: são um subgrupo das variedades doces. Entre eles:
Paprika: em algumas regiões se utiliza diretamente para dar sabor a ensopados.
Bola: amarelas de caiena, vermelha de caiena, vermelhas longass; se utilizam dessecadas.
Atualmente podemos encontrar pimentos práticamente em qualquer época do ano, mas especialmente encontraremos exemplares de qualidade entre agosto e novembre.
É uma planta exigente em quanto a temperatura (mais que o tomate e menos que a beringela). São plantas tropicais e subtropicais que requerem uma temperatura minima de 21ºC e uma humidade de 70-75%. Sua temperatura óptima de desenvolvimento é 20º-25ºC.
O melhor exemplar de pimento deve ser carnudo, duro, pesado em proporção ao seu tamanho, firme, casca de cores brilhantes, lisa e brilhante e nenhum dano físico, como amassos ou contusões. Outro factor de qualidade é o estado de sua haste, que deve ser firme, verde e crocante.
Para preservar os pimentos nas melhores condições possíveis, devem ser guardados no frigorifico em um recipiente de plástico perfurado, assim poderá manter-se até 15 dias. Também podem ser congelados, onde será necessário fazer a escaldadura previamente em água fervida cerca de três minutos.
O pimento é um vegetal com um valor energético muito baixo, o que representa aproximadamente 27 kcal/100g. Eles têm algumas características nutricionais muito importantes, já que, como veremos, embora o seu teor em lipídios, proteínas e hidratos de carbono não são muito altos, mas sim em minerais e vitaminas. O seu teor de água é de cerca de 92% do peso total. A gordura é de 0,2% e de hidratos de carbono é quase 4% , e as proteínas de 0,9% .
Minerais: do seu teor mineral destacaremos o potássio, localizado em maior proporção, mas não é um dos vegetais mais ricos em potássio. Mas também podemos citar outros minerais encontrados em grandes quantidades significativas, quase tanto como o potássio, e que são vitais para o bom funcionamento do organismo: ferro, magnésio e fósforo, e em teor muito menor de cálcio e zinco.
Vitaminas: sobre o fornecimento de vitaminas, encontramos quantidades significativas de todas, exceto a vitamina B12, encontrada apenas em alimentos de origem animal. Ressaltamos que a vitamina C é encontrada em maior proporção, sendo o pimento, com um teor mais elevado de vitamina C, seguida da vitamina A, embora houvesse quantidades notáveis de vitaminas B1, B2, B6 e niacina e ácido fólico vitamina E.
O pimento não é um alimento que tenha uma longa tradição como alimento ou planta medicinal, mesmo sendo utilizado diariamente na nossa alimentação de varias formas, especialmente como complemento de muitos molhos e pratos. Por isso, contaremos a vocês algumas das propriedades saudáveis atribuidas ao pimento, como:
Embora as qualidades nutritivas dos pimentos são muito parecidas, os pimentos vermelhos contém maior quantidade de provitamina A e vitamina C que o pimento verde. Além disso em qualquer de suas varieadades da casca pode ser causar má digestão, deverá ser conveniente remover no caso de pessoas com estômago delicado.