21Jan.

Saladas tradicionais: Perfeitas para recuperar das festas

Saladas tradicionais: Perfeitas para recuperar das festas

Temos de admitir: o Natal já acabou. Janeiro é altura de regressar à rotina, e não nos referirmos só ao trabalho ou às actividades habituais de cada dia – referimo-nos também à alimentação.

As festas de Natal caracterizam-se pelas vezes que nos sentamos à mesa com a família e amigos, e nem sempre o fazemos de maneira saudável. É por isso que a Bonduelle o quer ajudar a voltar a um menu saudável com algumas receitas de saladas tradicionais.

Salada de tomate-cereja e pimentos                          

As saladas podem ter imensos ingredientes. Podem variar conforme os gostos. Nesta ocasião vamos começar por elaborar uma receita das mais fáceis dentro das saladas tradicionais. Terá alface, tomate, pimentos... Continue a ler e saiba como é a receita completa.

De que precisamos para fazer esta salada? A salada dará cerca de quatro doses. Em primeiro lugar, precisamos de 1 alface. Pode escolher de diferentes tipos para as misturar na salada. Também vamos precisar de 6 tomates-cereja ou 4 tomates para saladas, como preferirem. 1 pimento vermelho e 1 pimento verde, 1 cebola-roxa e 2 cenouras. Para o tempero vamos usar azeite, vinagre e sal. Pode adicionar outros ingredientes como azeitona preta ou queijo.

Fazer esta salada não demora muito tempo; só temos de cortar os ingredientes, misturá-los e temperar tudo.

Começamos por lavar bem a alface e cortá-la. Se a alface que vamos usar vier num saco, já estará pronta para o seu consumo e só teremos de a verter no recipiente que vamos usar. A seguir lavamos e cortamos o pimento e o tomate-cereja. A seguir, descascamos a cenoura e cortamos às rodelas. Vamos incluindo todos os ingredientes com a alface, misturamos e adicionamos um pouco de sal. Para terminar, temperamos com azeite virgem extra e vinagre. Mexemos tudo bem e está pronto para servir!

tomate alface

Salada com salmão fumado e batata.

Esta salada é muito fácil de fazer, mas iremos investir mais algum tempo ao ter batata e ovo cozido.

Os ingredientes de que iremos precisar para 4 comensais são: 2 batatas, 3 ovos, 3 fatias de salmão fumado, algumas folhas de agrião e alcaparras, azeite, vinagre e sal.

O primeiro que vamos fazer é cozer as batatas num tacho com água. Descascamos e cortamos as batatas às rodelas para cozerem antes. Quando a água estiver a ferver, deitamos as batatas e deixamos cerca de 20 minutos. Antes de tirar, tiramos uma com cuidado para não nos queimarmos e se virmos que estão prontas tiramos. Enquanto as batatas cozem, podemos cozer os ovos noutro recipiente. Levamos a ferver um tacho com água e, quando estiver a ferver, deitamos os ovos. Passados 15 minutos, tiramos a água.

Já temos as batatas e os ovos cozidos. O passo seguinte é descascar os ovos, juntamos um pouco de água fria para os descascar.

Para terminar, cortamos os ovos às rodelas e pomos num prato com as rodelas de batata, o agrião e as alcaparras. Juntamos as fatias de salmão fumado e temperamos ao nosso gosto. Já temos uma das saladas tradicionais mais saborosas!

batata salmao fumado

Salada de abacate, milho e tomate

Uma das saladas tradicionais que menos nos vai custar fazer é esta. Em menos de 10 minutos o prato estará pronto.

De que ingredientes vamos precisar para elaborar esta receita? Muito fácil: 2 abacates, 3 tomates, 2 latas de milho doce da Bonduelle e o tempero que preferir. Propomos-lhe azeite virgem extra, vinagre de Módena e sal. Estes ingredientes seriam para 4 doses.

Tome nota de como fazer este prato! Começamos por descascar o tomate e cortamos em cubinhos. Depois lavamos o tomate e cortamos da mesma maneira. O passo seguinte é escorrer as latas de milho doce Bonduelle e verter o conteúdo numa tigela junto com os restantes ingredientes.

Quando tivermos tudo misturado, temperamos com um pouco de sal, um fio de azeite virgem extra e um pouco de vinagre de Módena.

Em menos de 10 minutos já teremos feito esta receita de salada rápida e fácil de fazer. Bom proveito!

abacate milho