23Nov.

Receitas com cogumelos: O produto protagonista do Outono

Receitas com cogumelos: O produto protagonista do Outono

Em pleno Outono e já com o Inverno no horizonte, damos importância a alimentos e receitas relacionados com a época. Neste caso queremos destacar os cogumelos.

Os cogumelos são fungos que são usados em todo o mundo para elaborar inúmeras receitas. Contém vitaminas como a B12 e a vitamina A e minerais como o ferro ou o potássio, embora 92% do seu peso seja água.

A Bonduelle quer partilhar consigo 3 receitas de cogumelos ideais para este Outono. Tome nota!

1- Risoto de cogumelos

Seria impossível falar em receitas com cogumelos e não mencionar o risoto, esse prato de arroz cremoso com queijo que tantas alegrias traz aos amantes da gastronomia.

De que precisamos? Arroz redondo, cerca de 300 gramas. 1 lata de cogumelos laminados Bonduelle, cebola, alho e 100 gramas de queijo parmesão ralado. Para ficar cremoso, precisamos também de um copo de vinho branco, 1 litro de caldo de galinha, azeite, pimenta e sal.

Quando já tivermos todos os ingredientes, deitamos mãos à obra. Começamos por picar a cebola e o alho em bocadinhos muito pequenos. O passo seguinte é levar ao lume um tacho com um fio de azeite para refogar o alho e a cebola. Depois de passarem alguns minutos, escorremos bem o frasco de cogumelos laminados Bonduelle e adicionamos ao tacho para os saltear com os restantes ingredientes. Salpimentamos ao nosso gosto e mexemos.

É a vez do arroz. Adicionamo-lo com cuidado, vamos mexendo com uma colher de pau para não colar. Refogamos alguns minutos, deitamos o vinho branco e deixamos consumir um pouco.

O passo seguinte é adicionar o caldo de frango. Mas atenção, é preciso aquecer primeiro e ir juntando pouco a pouco ao tacho. Repetimos o passo à medida que o arroz for absorvendo o caldo. A seguir, deixamos 15-20 minutos. Podemos ir experimentando o arroz e verificando se não está duro. Quando virmos que está pronto, juntamos o parmesão.

Aos poucos irá ganhando a textura cremosa do risoto. Nessa altura estará pronto para servir. Bom proveito!

risotto cogumelos

2-Folhados recheados de cogumelos

A nossa próxima receita é um prato original para fazer em casa e servi-lo como entrada, por exemplo, num almoço com os amigos. É uma receita fácil de fazer e, além disso, é deliciosa.

Para elaborar esta receita com cogumelos, precisamos de formas de massa folhada para os poder rechear. Estas formas são vendidas em qualquer supermercado. Dependendo do número de pessoas, podem comprar uma quantidade ou outra.

Os restantes ingredientes de que precisamos são 1 frasco de cogumelos laminados Bonduelle, azeite, 1 cebola, cubos de presunto e queijo-creme.

Começamos por pré-aquecer o forno a cerca de 180 graus. Depois, pegamos nas formas de massa folhada e vamos colocando num tabuleiro de forno. Podemos barrar o tabuleiro com um pouco de azeite. A seguir, dependendo das tarteletes, será preciso cortá-las um pouco para as rechear. Algumas já vêm com espaço para o recheio.

O passo seguinte é elaborar o recheio. Neste caso, vamos fazê-lo de cogumelos e presunto. Depois juntamos um pouco de queijo. Abrimos a lata de cogumelos laminados, escorremos bem e, junto com os cubos de presunto, deitamos em cada tartelete.

Levamos o tabuleiro ao forno com cuidado para não nos queimarmos e deixamos durante cerca de 15 minutos. Quando virmos que os folhados estão dourados, tiramos o tabuleiro e deitamos um bocadinho de queijo em cada tartelete. Deixamos alguns minutos para derreter um pouco e está pronto!

folhados recheados

3-Pizza vegetariana com cogumelos

A pizza é um dos nossos alimentos preferidos, mas nem sempre é o mais saudável. Por isso, desta vez escolhemos uma pizza vegetariana e adicionámos-lhe cogumelos.

De que precisamos para esta receita com cogumelos? De uma base de pizza. Se quiser, pode atrever-se a fazê-la você mesmo, com farinha, ovo, água, fermento, sal, azeite e um pouco de açúcar. E, se não, pode comprar a base já feita para ter de adicionar só os seus ingredientes preferidos.

Os ingredientes que vamos adicionar à nossa pizza são: cogumelos laminados Bonduelle, cebola, tomate-cereja, azeitonas, tomate triturado, queijo para gratinar, um pouco de rúcula e manjericão para decorar.

Para elaborar a pizza vamos começar por fazer a massa. Misturamos num recipiente 400 gramas de farinha e um pouco de sal e, noutro, 200 mililitros de água, um pouco de açúcar e o fermento em pó. Misturamos as duas tigelas em separado. A seguir juntamos a de farinha e sal à outra e misturamos tudo. Adicionamos cerca de duas colheres de azeite. Misturamos tudo até obtermos a massa pretendida.

O passo seguinte é dar-lhe forma. Colocamos a mistura numa mesa com farinha para não colar e começamos a dar-lhe forma. Quando tivermos a forma que queremos, pomos a massa no tabuleiro do forno e incluímos os ingredientes. Começamos por pré-aquecer o forno a cerca de 180 graus.

Espalhamos o molho de tomate pela base, cortamos a cebola em juliana e as azeitonas às rodelas e distribuímos pela pizza. A seguir juntamos os cogumelos laminados Bonduelle bem escorridos. Cortamos o tomate-cereja pela metade e juntamos.

Para terminar, introduzimos a pizza no forno e deixamos cerca de 20 minutos. Vamos verificando se a massa está a cozer por cima e por baixo. Quando faltarem alguns minutos, tiramos, juntamos o queijo para gratinar e deixamos alguns minutos para se fundir. Já temos a pizza pronta! Tire-a e adicione um pouco de rúcula e o manjericão para decorar. O seguinte é saborear.

pizza vegetariana cogumelos