Podemos encontrar a beterraba em qualquer época do ano, de prefêrencia devemos escolher sempre os exemplares que tenham raizes do mesmo tamanho, especialmente se adquirimos a beterraba em ramas, que é a forma mais simples de encontrar-la no mercado.
Na hora de escolher um exemplar de beterraba para adquirir-la, é recomendável que ela esteja lisa, firme, redonda e carnosa, de cor avermelhada intensa e sem danos nem manchas. Como falamos antes, se vendida em ramos, convém que contenha folhas verdes, pois será sinônimo de que a raiz é jovem.
A melhor forma caseira de conservar a beterraba é no frigorifico e no interior de uma bolsa de plástico, desta maneira poderá conservam-se duas ou três semanas. Por outro lado, as folhas da beterraba podem manter-se de três a cinco dias sem ser lavadas e sempre em refrigeração.
Como acontece com o resto das hortaliças, a beterraba destaca pelo seu elevado conteúdo em água (87,6%), assim como por ter em sua composição, quantidades pouco significativas de lipidios (0,2%), e proteínas (1,6%). Se destaca seu alto teor de carboidratos que pode chegar a alcançar o 6,7% de sua composição, superior ao de outras muitas hortaliças. Fornece aproxidamente umas 43 Kcal/100g e contém um teor importante em vitamina e minerais.
Minerais: destaca por seu maior teor em magnésio, fósforo, sódio, ferro e cálcio, sendo o potássio o mineral encontrado em concentrações mais altas. Além disso, podemos encontrar quantidades significativas de zinco.
Vitaminas: Em quanto teor em vitaminas, destaca seu elevado fornecimento de ácilo fólico e vitamina C. Na sua composição também podemos encontrar quantidades significativas de outras vitaminas como as vitaminas B1, B2, B6, niacina e vitamina E.
Mas além disso, a beterraba, assim como sua companheira de família a acelga, contém uma quantidade destacável de ácido oxálico, substância anti-nutritiva, que interfere (consumida em excesso) a absorção de certos nutrientes como o cálcio.
Considerando que sua composição nutritiva, podemos extrair alguma relação da beterraba com a saúde.
Como falamos antes, se a beterraba é submetida a um processo de cozimento, o ácido oxálico deixa de actuar. Mas não devemos esquecer que os tratamentos térmicos, são factores determinantes, em menor concentração vitaminica dos alimentos, especialmente das vitaminas hidrosolúveis, como é a vitamina C e as vitaminas do complexo B.