Sabor doce e benefícios para a saúde

A beterraba é uma hortaliça utilizada geralmente como complemento para saladas, deixando-as com um toque de cor vermelho sangue.

Denominação

A beterraba é uma hortaliça de cor avermelhada. É conhecida com o nome de beterraba ou beterraba vermelha, mas seu nome científico ou em latim é Beta vulgaris. Pertence à família das Quenopodiacea, assim como o espinafre e a acelga.

Origem

Se trata de uma hortaliça cuja origem aparece na zona costeira do norte da África. Acredita-se que seu cultivo iniciou no século II a.C., dando lugar a duas hortaliças diferentes: a acelga, de folhagem abundante e a beterraba com a raiz engrossada e com muita poupa. No começo, a raiz da planta utilizava-se como remédio para combater as dores de dente e de cabeça, enquanto era somente consumida as folhas da beterraba. Foi uma verdura muito consumida na antiga Roma, embora porteriormente ficasse esquecida e começou a ser usada novamente no século XVI graças aos ingleses e alemães.

 

Variedades

Beterraba vermelha ou Beterraba comúm: é a que consumimos habitualmente. Nesta mesma variedade podemos distinguir três tipos dependendo da sua forma:

  • Longa
  • Esférica ou ilustrada
  • Intermédia

Beterraba de forragem: é aquela variedade de beterraba que é utilizada sobretudo na alimentação animal.

 

 

Qual é seu aspecto?

  • Cor: a cor da beterraba varia de rosada a violeta e alaranjada avermelhada inclusive marróm, embora a polpa seja de cor vermelha escura. Em algumas ocasiões podem ver-se circulos concéntricos de cor branco.
  • Forma: a beterraba é uma raiz de forma globosa, embora algumas variedades possam apresentar uma forma achatada ou alongada.
  • Tamaño: pode medir de 5 a 10 cm de diâmetro.
  • Peso: podemos encontrar exemplares de beterraba desde 80 a 200g.
  • Sabor: seu sabor é doce, considerando que possui um alto teor de açúcares.

 

Modo de preparação e uso

  • Cozida: É a forma mais habitual de consumir-la, já que é como resulta mais digestível.
  • Crua: também se consome, embora que geralmente resulta pouco digestível.
  • Suco fresco de beterraba: normalmente é ingerido com outros sucos ou com mel, devido ao seu agradável que apresenta.

Quando as podemos encontrar e em que condições?

Podemos encontrar a beterraba em qualquer época do ano, de prefêrencia devemos escolher sempre os exemplares que tenham raizes do mesmo tamanho, especialmente se adquirimos a beterraba em ramas, que é a forma mais simples de encontrar-la no mercado.

O melhor exemplar e sua conservação

Na hora de escolher um exemplar de beterraba para adquirir-la, é recomendável que ela esteja lisa, firme, redonda e carnosa, de cor avermelhada intensa e sem danos nem manchas. Como falamos antes, se vendida em ramos, convém que contenha folhas verdes, pois será sinônimo de que a raiz é jovem.

A melhor forma caseira de conservar a beterraba é no frigorifico e no interior de uma bolsa de plástico, desta maneira poderá conservam-se duas ou três semanas. Por outro lado, as folhas da beterraba podem manter-se de três a cinco dias sem ser lavadas e sempre em refrigeração.

Características nutritivas

Como acontece com o resto das hortaliças, a beterraba destaca pelo seu elevado conteúdo em água (87,6%), assim como por ter em sua composição, quantidades pouco significativas de lipidios (0,2%), e proteínas (1,6%). Se destaca seu alto teor de carboidratos que pode chegar a alcançar o 6,7% de sua composição, superior ao de outras muitas hortaliças. Fornece aproxidamente umas 43 Kcal/100g e contém um teor importante em vitamina e minerais.

Minerais: destaca por seu maior teor em magnésio, fósforo, sódio, ferro e cálcio, sendo o potássio o mineral encontrado em concentrações mais altas. Além disso, podemos encontrar quantidades significativas de zinco.

Vitaminas: Em quanto teor em vitaminas, destaca seu elevado fornecimento de ácilo fólico e vitamina C. Na sua composição também podemos encontrar quantidades significativas de outras vitaminas como as vitaminas B1, B2, B6, niacina e vitamina E.

Mas além disso, a beterraba, assim como sua companheira de família a acelga, contém uma quantidade destacável de ácido oxálico, substância anti-nutritiva, que interfere (consumida em excesso) a absorção de certos nutrientes como o cálcio.

Em que nos pode ajudar?

Considerando que sua composição nutritiva, podemos extrair alguma relação da beterraba com a saúde.

  • Anemia: A beterraba é um dos rémedios conhecidos para o tratamento de anemias. Acredita-se que isto é devido que além de conter ferro e vitamina c (que estimula a absorção de ferro a nivel intestinal), tem na sua composição algum outro componente não identificado que estimula a produção de hemácias.
  • Ácido úrico: Se recomenda o consumo de beterraba para aquelas pessoas que têm elevados níveis de ácido úrico, já que falamos de uma hortaliça com um teor elevado de minerais com acção alcalinizante.
  • Laxante e hipolipemiante:o elevado teor em fibra da beterraba faz que ela seja uma verdura ideal para o tratamento dos transtornos de perfil lipidico (aumento do colesterol plásmatico), assim como para o tratamento da prisão de ventre.
  • Anticanceroso: embora ainda não se conheça as substâncias especificas da beterraba que pode ter esta acção, diversos estudos mostraram que se trata de uma hortaliça de destaca acção anticanceroso.
  • Protectora digestiva: devido a sua composição, a beterraba é um alimento que se recomenda consumir para aquelas pessoas que padecem de digestões pesadas ou dor de estômago regurlamente.

E que mais?

Como falamos antes, se a beterraba é submetida a um processo de cozimento, o ácido oxálico deixa de actuar. Mas não devemos esquecer que os tratamentos térmicos, são factores determinantes, em menor concentração vitaminica dos alimentos, especialmente das vitaminas hidrosolúveis, como é a vitamina C e as vitaminas do complexo B.

Subscreva a newsletter
Promoções, inspiração culinária e um pouco de cultura!