A beringela é uma planta herbácea anual da que se ingere o fruto, que apresenta uma imensa variedade de formas, tamanhos e cores.
É conhecido com o nome comúm de beringela, mas seu nome científico ou em latim Solanum melongena. Pertence à família das Solanaceae, como o pimento, o tomate e a batata.
A beringela é originária das regiões tropicais e subtropicais asiáticas. Se cultiva desde antigamente na Índia, Birmania e China. No ano 1.200 já cultivavam no Egito, desde onde foi introduzida na Idade Média, através da Peninsula Ibérica e Turquia, aos países da bacia Mediterrânea e o resto da Europa. Foi no século XVII quando se introduziu na alimentação, após ser utilizada na medicina para combater inflamações cutâneas e queimaduras.
Em função da forma do fruto, as beringelas se classificam da seguinte forma:
É um cultivo de climas cálicos e secos, portanto se considera um dos mais exigentes em cuanto a calor (inclusive mais que o tomate e o pimento). Suporta bem as temperaturas elevadsa, sempre que a humidade seja adequada (chega a tolerar até 40-45ºC). De tal forma que para o correto crescimento a temperatura média deve ser de 23-25ºC. As beringelas são mais suscetível que as plantas do tomate a lesões por baixas temperaturas e não crescem até que haja temperaturas quentes.
Como falamos antes, são plantas que se desenvolvem com calor, ou seja, no verão, portanto encontraremos no mercado sempre no final do verão e no outono.
A qualidade actual da beringela se baseia fundamentalmente na sua uniformidade (forma oval a globosa), firmeza e cor da casca púrpura escura. Além disso, podemos citar outros índices de qualidade como são: tamanho, ausência de defeitos de formação ou manuseio, assim como de apodrecimentos e um caliz verde e de aparência fresca.
Suas condições de conservação são: a temperatura de uns 10-12ºC, e humidade de 90-95%. O periodo de armazenamento das beringelas é relativamente curto, normamente é inferior aos 14 dias devivo a qualidade visual e sensorial se deterioram rapidamente. É um alimento que não é recomendável congelar, pois é muito sensível ao frio.
A beringela é uma hortaliça com um valor energético baixo (apenas supõe 26kcal/100g.). Seu teor em água, assim como o resto das hortaliças, é muito elevado, chegando ao 92% do seu peso total. Contém uma quantidade considerável de hidratos de carbono, podendo chegar a superar o 4,4%, assim como em proteínas, que supõe um 1,2%. Em quanto ao teor em gordura, é praticamente inapreciável (0,18%). Além de disso, devemos destacar seu alto teor em fibras (2,5%).
Minerais: de seu conteúdo mineral destacaremos o potássio, por ser encontrado em maior proporção. Mas além disso, podemos citar outros minerais que ainda em menor proporção, se encontra a beringela, como o fósforo, magnésio, ferro, e muito menor proporção o zinco e o cálcio.
Vitaminas: em relação ao fornecimento de vitaminas, a de maior importânia desta hortaliça é o ácido fólico, emboar também encontramos quantidades significativas de vitamina C e vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1, B2, niacina e B6.
A beringela, não é um alimento que tenha uma longa tradição como alimento ou planta medicinal. Mesmo assim, podemos citar certas propriedades saudáveis que atribuimos a ela, como são:
Alguns estudos fazem pensar, que certos componentes das beringelas podem favorecer o aparecimento de cefaléias naqueles individuos suscetíveis. No momento é uma hipotese e não deve ser generalizada até que os estudos sejam conclusíveis.
Descobra algumas de nossas receitas com beringela:
Uma forma deliciosa de comer beringela.
Moussaka sem carne é possível! Cogumelos e lentilhas vão ter tudo por este gratinado de legumes com o bom gosto da Grécia.
As beringelas recheadas podem ser cozinhadas de muitas maneiras e podemos escolher os ingredientes de que mais gostarem.