A cenoura é uma planta pela qual se consome a sua raiz, alcançando até um metro de altura. É uma das hortaliças com grande tradição medicinal como todos nós conhecemos, especialmente beneficiosa a nível ocular.
É conhecida com o nome comúm de Cenoura, porém seu nome científico ou em latim é Daucus carota. Pertence a família botânica das Apiaceae, assim como o aipo e a erva-doce.
A cenoura é uma espécie originária da Ásia central e do Mediterrâneo. Foi cultivada e consumida a séculos pelos gregos e os romanos. Durante os primeiros anos de cultivo, as raizes da cenoura eram de cor violetas, sendo a partir de 1700 quando selecionaram as variedades alaranjadas. Esta cor é devido a grande quantidade de caroteno que possui.
Atualmente podemos encontrar cenouras em qualquer época do ano, especialmente entre agosto e dezembro, quando estarão na sua melhor qualidade. A cenoura prefere climas temperados para seu desenvolvimento, sendo sua temperatura ótima de crescimento uns 9ºC e ótima de 16º a 18ºC. Além disso, suporta geadas ligeiras e suas raizes não são afetadas até -5ºC. Enquanto as temperaturas superiores aos 28ºC aceleram os processos de envelhecimento da cenoura, provocando a perda da cor.
A cenoura de qualidade são aquelas que possuem a casca suave, de pequeno ou médio tamanho, uniforme, de cor alaranjada viva, sem raizes laterais. Se compradas com folhas, deverão ser frescas e de cor verde brilhante.
A melhor forma de guardar as cenouras são com suas folhas cortadas para não perder seu valor nutritivo da raiz. Devem ser conservadas em refrigeração em recipiente de plástico perfurado, podendo durar inclusive dois meses (se for uma cenoura de qualidade).
A cenoura é uma hortaliça com um valor energético relativamente baixo, que possui aproximadamente 45 kcal/100g. Possui um conteúdo em hidratos de carbono muito destacado, atingindo até 8%, enquanto tem pouca gordura entre (0,2%) e proteínas (1%).
Minerais: do seu teor mineral destacaremos o potássio, encontrando em sua maior proporção, embora a cenoura é uma das hortaliças com maior conteúdo em potássio. Além disso, podemos dizer outos minerais encontrados em quantidades importantes, quando tanto como o potássio e que são vitais para o correto funcionamento do organismo: magnésio, ferro, cálcio e fósforo. E em pequenas proporções o sódio e o zinco.
Vitaminas: em quanto ao fornecimento de vitaminas, falaremos especialmente na importância da quantidade de vitamina A (na sua forma de provitamina ou caroteno) que contém as cenouras, são apresentadas como a maior hortaliça com vitamina A. Por outro lado, também encontramos quantidades destacáveis de vitaminas B1, B2, niacina, B6 e ácido fólico, e vitaminas E e C.
A cenoura é um alimento com uma longa tradição como planta medicinal. São diversos seus efeitos benéficos atribuídos a esta hortaliça, entre os que podemos destacar:
A cenoura é um dos alimentos mais utilizados a séculos, tanto pelas suas propriedades como pelo seus efeitos benéficos relacionados. É o alimento com o maior fornecimento de vitamina A, pelo que será especialmente benéfico a nível ocular.