O espinafre é uma hortaliça que consome de diversas formas em todo o mundo. É um alimento rico em vitaminas e minerais excelentes para completar uma dieta equilibrada.
É conhecido com o nome comúm de Espinafre, mas seu nome científico ou em latim é Spinacia oleracea. Pertence à família das Quenopodiceae, entre as que também se encontra a acelga e beterraba vermelha.
O espinafre foi introduzido na Europa cerca do ano 1.000 procedentes de regiões asiáticas, provávelmente da Persia, mas únicamente a partir do século XVII começou a se difundir por Europa e se estabeleceram cultivos para sua explotação, principalmente na Holanda, Inglaterra e França; foi cultivado depois em outros países e mais tarde passou a América.
Os espinafres se classificam em função da sua folha.
Encontraremos espinafres frescos nos meses de outono, inverno e primavera, embora também seja possível encontrar algum exemplar no verão, mas será de menor qualidade
O espinafre prefere os dias curtos com temperaturas intermédias, nem muito frio e nem muito calor.
Um exemplar de qualidade é aquele que tanto em ramo, como em folhas apresenta um verde uniforme, e suas folhas estão totalmente turgidas, limpas e sem danos serios. Nos espinafres em ramos, as raizes devem ser removidas.
O espinafre é uma hortaliça muito perecedeira cuja temperatura óptima de conservação ronda os 0ºC. Não deve ser armazenado durante um tempo superior a duas semanas.
O espinafre é um vegetal com um valor de energia muito baixo, que mal fornecer 22 kcal/100g. Como de costume nos vegetais, o componente principal do espinafre é a água, que pode atingir 92% do seu peso. Seu teor de carboidratos é muito baixa (1,2%), sendo o teor de fibra notável (2,7%). Contém uma quantidade significativa de proteína de 2,86% e quantidades quase insignificantes de gordura (0,35%).
Minerais: o seu teor mineral é muito importante e pode representar até 1,8% do seu peso total. Destacaremos o potássio, ferro e o magnésio a ser encontrado em maior proporção. Mas também podemos citar outros minerais encontrados em quantidades muito grandes, quase tanto como os anteriores: cálcio, zinco e fósforo. Mas além de conter quantidades significativas desses minerais, quase não contém sódio, o que torna as suas qualidades ainda mais notável.
Vitaminas: em relação ao fornecimento de vitaminas, os espinafre são vegetais com mais teor em ácido fólico, como já dissemos antes é essencial para o bom desenvolvimento neurológico do feto. Também realça a grande quantidade de vitamina A e C que podem conter. E além das anteriores, contém vitaminas B1, B2, niacina, B6 e vitamina E.
O espinafre tem sido usado ao longo da história para propósitos diferentes na medicina tradicional. Mas o conhecimento de suas qualidades se espalharam à algumas décadas atrás, com o famoso "Popeye", que insistiu na força que abastecia o espinafre. Alguns benefícios com efeitos beneficiosos sobre a saúde do espinafre são:
Para melhorar a saúde ocular, o espinafre pode ser inclusive mais efetivos que as cenouras.