
O Repolho, um vegetal com muitas variedades
O repolho é a variedade de couve mais utilizada na Europa central, sendo Alemanha um dos principais países produtores desses vegetais.
Denominação
É conhecido com o nome comúm de repolho, repolho liso, repolho murciano ou lombarda, mas seu nome científico ou em latim Brassica oleracea var. Capitata ssp.alba. Pertence a família das Brassicaceae, entre as que também poderemos encontrar o brócolo, o nabo, o agrião e o rabanete.
Origem
O repolho é uma hortaliça originária da Europa central, mesmo sendo cultivada atualmente pode ser encontrada em todos os países. Seu cultivo é conhecido desde o ano 2500 a.C no Egito, embora também foi utilizado muito na antiga Grécia e Roma, a quem atribuiam propriedades a esta hortaliça, como sua capacidade para favoreceer a digestão e atenuar a consequência da ingestão excessiva de álcool. Uma vez cultivado pelos romanos sua utilização e consumo extendeu-se a todos os países do mediterrâneo, aumentando seu cultivo e consumo na Idade Média.
No século XVI seu cultivo extendeu-se na Inglaterra e na França, e já no século XVII em toda a Europa. Na atualidade é uma das hortaliças de grande consumo nas regiões temperadas.
Variedades
Destacaremos três variedades ou tipos de repolhos mais consumidas no mundo: a berça, a couve de Milão e a lombarda.
- Repolho verde-branco liso: o que é comumente chamado de couve, embora também seja conhecido como couve de folha macia. Suas folhas exteriores são verde claro, enquanto as interiores são brancas. Tem um sabor forte e são um pouco duras.
- Couve branca ou de Milão: é chamado de repolho frizado, repolho crespo redondo ou couve de Savoy. É caracterizado por ter folhas enrrugadas e frizadas, de cor verde e inclusive um pouco azuladas.
- Couve lombarda , couve roxa ou repolho roxo: serão exemplares de repolho de forma arredondada e de folhas lisas. Seu sabor é suavemente mais doce que de outras variedades, caracterizando-se pela chamativa cor roxa de suas folhas.
Qual é seu aspecto?
- Cor: dependendo da variedade do repolho, as folhas terão uma cor verde, esbranquiçada, roxa...
- Forma: o repolho apresenta uma forma esférica e está formada por folhas muito compactas cuja forma depende da variedade que nos referimos.
- Tamanho: normalmente mede uns 20-25 cm de diâmetro.
- Peso: exemplares de repolho têm um peso que oscila desde 1,5 a 2,5 Kg.
- Sabor: O repolho apresenta um sabor forte que pode ser suavemente doce na variedade de lombarda.
Modo de preparação e uso
- Cru: O repolho pode ser consumido cru na salada, sempre e quando esteja bem tenro.
- Cozido: é a forma que consumimos o repolho normalmente. Pode ser consumido fervido, cozido ao vapor, assado, frito, estofado...
Quando as podemos encontrar e em que condições?
Os melhores meses para encontrar repolhos frescos são de dezembro a março, embora que actualmente podemos encontrar-los no mercado todo o ano sem problemas. São hortaliças muito resistentes ao frio.
O melhor exemplar e sua conservação
O exemplar do repolho de maior qualidade será aquele duro, crocante, compacto e pesado em relação com seu tamanho. Além disso devemos adquirir exemplares cujas folhas interiores e exteriores sejam de cor diferente, se não é assim pode dever-se a que as folhas exteriores tenham sido arrancadas para camuflar a falta de frescura do exemplar.
O repolho se conserva em boas condições embaladas numa bolsa de plástico perfurada em refrigeração aproximadamente umas duas ou três semanas. O aroma do repolho aumenta a medida que passa o tempo, o que recomenda-se que ao guarda-lo no frigorífico seja um compartimento isolado do resto de alimentos para evitar transmissões de odor indevidos.
Características nutritivas
O repolho é uma hortaliça com um teor energético baixo, que supõe aproximadamente 23,5 kcal/100g. Como é habitual nas hortaliças, o componente em maioria do repolho é a água, que pode chegar ao 92%. Seu teor em hidratos de carbono é escasso (4,3%), sendo destacavelmente seu teor em fibra (2,0%). Contém proteínas em um 1,4% e quantidades inestimáveis de gordura.
Minerais: de seu teor mineral destacaremos o potássio por se encontrar em grande proporção. Mas além disso podemos citar outros minerais que se encontram em quantidades muito importantes, e que são vitais para o correto funcionamento do organismo: ferro, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. Não somente o repolho contém minerais de grande importância, senão quase é perceptivel o sódio na sua composição.
Vitaminas: Vitaminas: em quanto a contribuição de vitaminas, destacam o alto teor de vitamina C sobre o resto de
componentes vitaminicos. Mas além disso, nesta hortaliça tem grande importância os folatos e vitamina A.
Em que nos pode ajudar?
Como falamos antes, o consumo de repolho está extendido por todo o mundo, sendo conhecido, além disso, por certos efeitos beneficiosos sobre a saúde do quais destacamos:
Distúrbios digestivos: o repolho contém vitaminas e minerais que são favoráveis para o bom funcionamento do sistema digestivo. Embora seja correto que pode resultar pouco indigesto estando cru, cozido melhora a digestão pesada. Além disso, devido ao seu teor em fibras, funciona como normalizar do trânsito intestinal, de modo que é indicado nos casos de colite e prisão de ventre.
Cardio-saudável: este efeito do repolho é devido à baixa presença de gordura e a elevada presença de potássio. Conforme recomendado em caso de doenças do coração, hipertensão e arteriosclerose.
Obesidade e diabete: o repolho produz uma importante sensação de saciedade, embora apenas contribui para 23 kcal/100g e tem uma proporção muito baixo em carboidratos, de modo que é ideal para obesos e diabéticos.
Anticanceroso: o repolho, como o resto das brassicaceae, estão actualmente em estudo, como eles têm um certo consumo relacionado com alguma acção anticancêr. Isto é recomendado para uso em pessoas que têm um risco maior de desenvolver câncer, indivíduos em tratamento, etc.
E que mais?
Se sabe que as variedades mais precozes do repolho são as mais tenras, podendo ser consumido cozido, assado ou cru.
Descubra os nossos vegetais












As nossas receitas
Croquetes de espinafre e camarão
Se os seus filhos adoram os seus croquetes, mas odeiam espinafres, este é o seu prato.
Croquetes de cogumelos e alho-francês
Não perca estes deliciosos croquetes veganos de cogumelos e alho-francês, que a Bonduelle traz para si.
Salteado estilo parisino com omelete de queijo e tomilho
Experimente o nosso salteado parisiense, com esta excelente receita que lhe propomos.