19Nov.

Receitas de legumes para cada ocasião

Receitas de legumes para cada ocasião

Temos dedicado este mês a falar sobre pratos de diferentes sítios. Temos conhecido receitas de vários países que nos levam a variar a alimentação de maneira diferente e saudável. A Bonduelle gostaria que incluíssem todas estas receitas aprendidas na vossa vida diária e em diferentes ocasiões.

Muitas vezes temos eventos, jantares ou reuniões e não sabemos o que cozinhar, ficamos sem ideias e resolvemos o assunto encomendando comida. Aqui ficam algumas ideias de receitas que já conhecemos e outras novas para diferentes ocasiões do dia-a-dia:

- Jantar com amigos: Em ocasiões informais não é preciso todos os pratos serem perfeitos. Normalmente é melhor fazer algo simples e de que todos gostem do que algo muito elaborado. Por exemplo, uma receita que nunca falha é a pizza ou a massa. A maioria das pessoas gosta destes pratos. Uma receita saudável e saborosa é uma pizza de legumes. Pode fazer a massa você mesmo ou comprá-la. Só tem de deitar tomate na base e escolher os legumes da sua preferência: pimento, cebola, curgete, cogumelos... Gratina com queijo e terá uma pizza muito saborosa e saudável, da qual de certeza que todos irão gostar.

- Almoço de empresa: Pode surgir a ocasião de ter de cozinhar para pessoas do trabalho. Uma reunião um pouco mais formal com pessoas que não conhecemos tão bem. Uma ideia que de certeza que não falha é um prato que nos últimos anos já se tornou um clássico. Referimo-nos ao sushi. Um prato internacional muito na moda que pode fazer de maneira muito simples. Precisa de arroz (em vinagre de arroz), algas nori e um legume ou ingrediente que quiser, como por exemplo pepino, milho ou salmão fumado. Pode usar todos os ingredientes e fazer vários diferentes. Estende a alga, põe o arroz e junta o ingrediente que quiser. Enrola com uma esteira especial para sushi e corta vários em forma cilíndrica, do tamanho de uma garfada. Pode acompanhá-los com uma salada de tomate, por exemplo.

- Almoço de família: Outra ocasião muito comum é fazer uma refeição com a família. Agora vem aí o Natal e certamente terá mais do que uma. Para estas refeições, o melhor é servir uma entrada simples, como por exemplo sopa de abóbora com pão torrado ou ovos mexidos com cogumelos. Como prato principal pode fazer um prato de peixe ou carne acompanhado por legumes grelhados ou puré de batata, que nunca falha. Se houver crianças, sabemos que é mais complicado gostarem de tudo. Pode fazer zoodles com queijo e de certeza que acerta em cheio.

- Jantar romântico: Para terminar, não esquecemos os jantares românticos que de vez em quando temos com os nossos respectivos ou respectivas. É certo e sabido que há homens e mulheres que se conquistam pelo estômago. Como entrada pode fazer uma salada de alfaces diferentes com atum, milho e queijo de cabra. Irá ficar muito colorida e dará um toque alegre ao momento. Também pode servir húmus com tostas para acompanhar. Como prato principal, algo leve como um peixe no forno. Por exemplo, robalo com jardineira de legumes. Também não pode faltar uma sobremesa saborosa para fechar o jantar com chave de ouro. Aqui tem algumas ideias.

Esperamos que as ideias lhe tenham sido úteis e que sirvam para as pôr em prática em cada ocasião. Comer bem e de forma saudável é fácil com a Bonduelle.